sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cirurgias e pós-operatório do pequeno

Não gostaria de estar escrevendo esse post. Queria que tivesse sido diferente, e podia ter sido.

Há uns meses, apareceram duas verruguinhas próximas a axila do Kaleb e questionei em uma das consultas de rotina ao pediatra e ele disse que eu não deveria me importar, que era normal. Fiquei tranquila!

Mas aos poucos iam nascendo mais, até que procurei no mês passado uma dermatologista que deu o diagnóstico MOLUSCOS e disse que deveriam ser retirados um a um e cauterizado o local por um cirurgião pediátrico, pois em crianças pequenas deve-se usar a anestesia geral. Ficamos assustados e queríamos ver nosso filho bem, e logo!



Moluscos, antes da cirurgia

Saí de lá e fui procurar um que o nosso plano de saúde AMIL cobrisse. Como era dezembro, a grande maioria dos telefones nem atenderam, outros poucos que consegui falar não faziam essa cirurgia e os que restavam da lista, só tinham consulta a perder de vista. Então decidimos pagar uma consulta particular de um cirurgião que atendesse em um hospital que nosso plano de saúde cobrisse. E assim fizemos, o médico foi indicado pelo próprio hospital.

Foi tudo muito rápido, e na consulta o doutor "sugeriu" que fizéssemos também a hérnia umbilical e postectomia (conhecida como fimose). Receber por 3 é melhor que receber por uma, né? . Com a cabeça a mil, com tantas novidades que surgiram, eu e o pai acabamos aceitando. Mas me lembro bem de ter perguntado do pós operatório... mas fui tranquilizada em todo momento ouvindo milhões de vantagens e nenhuma desvantagem (como se fazer uma cirurgia fosse uma coisa prazerosa). Também nos foi comunicado nesse dia que deveríamos pagar R$ 400,00 pela instrumentadora (como assim ??? e o plano?), mas isso não mudou nossa decisão, afinal queríamos ver nosso filho bem, e que operasse em um bom hospital, queríamos que fosse o hospital Sabará.

Mas em casa refletimos o assunto e decidimos não fazer a postectomia. Três cirurgias era muita coisa para o pós operatório, estávamos certos disso. Liguei para a esposa do médico  (que é sua secretária e descobri na hora da cirurgia que também é a instrumentadora) faltando 3 dias para a cirurgia, e disse que o Kaleb não faria a postectomia, e ela pediu pra que eu pensasse bem, que iria me arrepender, que deveria aproveitar que ele estaria anestesiado, que era pequeno e se recuperaria rápido e blá blá blá (aquela lavagem cerebral). Mesmo assim eu disse NÃO. Daí então ela pediu pra eu pensar com calma e respondesse no dia da cirurgia. Conversamos, eu e meu marido, e continuamos com a mesma decisão, não fazer.

Chegado o dia, segunda feira agora,fomos para o hospital Sabará, eu e minha mãe (o pai chegou um pouco depois) eu estava chorona, sensível e com muito medo da anestesia, mas sabíamos que estávamos fazendo o melhor pro nosso filho. Quando disse que NÃO FARIA A POSTECTOMIA veio o bla bla bla novamente. E já dentro da sala de operação, com meu filho anestesiado, eu autorizei as 3 (me dói só de escrever isso): HÉRNIA UMBILICAL, RETIRADA DE MOLUSCOS E POSTECTOMIA (cirurgia clássica, sem anel)..

Aqui eu, quando deixei ele anestesiado na sala de operação, chorei bastante

 O papai na espera do centro cirúrgico. 
Se mostrou firme durante a cirurgia, só se abalou quando o viu, na volta da anestesia

A vovó também ficou muito apreensiva e chorona


Da hora que passou a anestesia até agora, 4 dias depois, o Kaleb grita de dor quando vamos passar o remédio no pipi e quando vai urinar. Tem sofrido muito. As outras duas ele nem reclama, só da postectomia, pro meu remoroso.

Aqui o curativo da hérnia

E aqui como ficou após a retirada e cauterização dos moluscos
Não podia ter sido só essa? Foi por isso que procurei o médico! 

O retorno foi na quarta feira e o médico disse que ele tinha apresentado uma reação alérgica a pomada que deveria ser cicatrizante do pipi (remorso pouco é bobagem né?).  Ele trocou por um spray com outra fórmula, mas já fazem 2 dias e o quadro não mudou, o pipi continua muito vermelho, irritado, inchado e desconfio dos pontos estarem errado, mas não sou médica, não posso afirmar. Deveria confiar na palavra do cirurgião, de que esta tudo certo com a cirurgia, o único problema que esta fazendo meu pequeni sofrer tanto é a tal "reação alérgica". Mas não, não confio! Assim como deveria ter desconfiado do pediatra que disse que era normal aquelas "verruguinhas".

Vou tentar levá-lo a outro cirurgião para avaliação. Chega de concordar com tudo, de confiar em tudo. Agora meu nome será QUESTIONAMENTO no que diz respeito a médicos pois o que tenho visto são médicos-administradores que só visam o dinheiro, sem amor a profissão como antigamente.

Enquanto isso meu pequeno que sofre a consequência de tudo isso. E eu sofro com ele ao pensar na decisão mal pensada que fiz. Porque não fui firme na minha decisão???  Essa pergunta me atormenta dia, noite e madrugada a fora, a cada grito que meu pequeno dá, de dor!



E assim ele completou 2 anos e 8 meses, dia 28.01.2014, em repouso, mas sempre sorrindo e brincando, guerreirinho da mamãe!!!


6 comentários :

  1. Estou torcendo pela rápida recuperação!
    Realmente, cada vez mais nos decepcionamos com os médicos... eu já não confio mais também, em toda consulta absorvo aquilo que julgo adequado.
    Mas Michele, não se arrependa... ele sofreu, vcs sofreram, mas já está feito, olhe pelo lado bom de tudo, ele não vai mais precisar passar por cirurgias.

    bjo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Prima, não se preocupe e/ou se culpe, Deus está no controle!!! Já deu tudo certo!!! Logo, logo o Kaleb estará bem.
    Fiquem na Paz.
    Bjs.
    Gloria.

    ResponderExcluir
  3. Michele, não se culpe! A gente espera que a orientação do médico seja a mais correta. Tudo o que você fez foi pensando na saúde do Kaleb. Agora é rezar para ele se recuperar logo. Mas não deixe de procurar outra opinião, se não está confiando nesse cirurgião. Beijos. Fiquem bem!

    ResponderExcluir
  4. Ô querida, estimo melhoras na recuperação!

    Acho que se culpar é bobagem, faz sofrer. Imagino como você ficou e como está vendo ele com dor. Mas acredite que era o melhor. Se pensarmos foi uma anestesia só e ele não vai mais ter que passar por isso. Aqui nós continuamos com a pomada para a fimose, agora a pediatra vai trocá-la por outra.

    Eu sou a favor de uma segunda opinião sim! Pergunte mesmo, questione e só sossegue se ficar confiante, segura.

    Com essa carinha aí, nem parece que o Kaleb passou por tudo isso, sempre tão lindo.

    Deus abençoe pra que dê tudo certo e ele se recupere logo!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. O amiga, que dor. Eu lembro me cortou o coração e me fez chorar. Ver eles sofrendo é tudo o que não queremos. Procura sim uma nova opinião, infelizmente existe médicos que fazem por amor, e outros por questão financeira. Mas Deus esta no controle.
    Espero que ele já esteja melhor. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  6. Por favor, preciso saber o nome desse medico. Meu filho vai operar no sabara e eu fico temerosa com essa situação. Tambem nao autorizei mais de um procedimento cirurgico. A adenoide fica para o ano q vem!

    ResponderExcluir

Adorooo receber comentários, respondo por aqui tá? Bjs