sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O "Cantinho do Pensamento" do Kaleb

Um assunto difícil de falar. Não estou aqui para defender o método e muito menos criticar outras técnicas. Acho que o RESPEITO é fundamental quando se fala em EDUCAÇÃO.

Acredito que quando o assunto é "educar filhos", não há certo e errado, não existe uma fórmula perfeita nos livros. Cada mãe sabe o que é melhor para o seu filho.

Eu mesma fico "uma arara" quando alguém quer opinar como devo educar o meu.

E primeiramente, como cristã, não posso deixar de citar (e claro, meditar) no que a bíblia diz a respeito. E em Provérbios, o sábio Salomão nos deixou esses conselhos:

"O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga."
Provérbios 13:24

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
Provérbios 22:6

Bom, após algumas pesquisas, lendo blogs, sites infantis, matérias e vídeos de psicólogos... Optei pelo "Cantinho do Pensamento", também conhecido como "Cantinho da Disciplina". Uma técnica já conhecida aqui no Brasil através dos episódios do programa de TV "Super Nanny" apresentado pela TV SBT.

Assiti a uns 3 ou 4 episódios para entender bem o processo. Deixei que o Kaleb visse comigo os episódios e, na medida do possível, explicava a ele o que estava acontecendo (como se precisasse neh? Eles entendem tudo!).

Apresentei as figuras a ele (chamada no episódio de REGRAS) e expliquei uma a uma quais seriam as "regras". Ele, esperto como é, no mesmo dia já repetia cada uma delas.

A tia Paula imprimiu pra gente em papel adesivo e o nosso cantinho ficou assim:




No primeiro dia, que foi quarta feira agora, ele achou que tudo era festa, até jantar no cantinho ele quis (rsrs), mas claro que eu não deixei. E logo no primeiro dia ele precisou ficar lá após jogar o brinquedo em mim. E para minha surpresa ele ficou, sem chorar e nem reclamar.

Confesso que achei que tinha fracassado, pois percebi que houve um "deboche" da parte dele em ficar lá numa boa e pedir desculpas antes que eu dissesse para pedir. Mas depois pensei bem e vi que não era deboche não, ele apenas estava reproduzindo o que viu na tv.

 Agora, ele já entendeu que o negócio é sério e tem funcionado bem.

E não que eu queira ficar usando o "cantinho", muito pelo contrário, minha intenção é não precisar usá-lo, mas o Kaleb, como já postei antes, está em uma fase difícil, de muitas birras. Apesar de saber que essas birras são apenas uma fase, uma forma que ele está usando para comunicação, acredito que não devemos apenas ignorar, devemos desde já ensiná-los, estabelecer limites... enfim, educá-los. E é isso que estou fazendo... tomara que dê certo com essa técnica!

7 comentários :

  1. O Cantinho do Keleb está ótimo, aqui também utilizamos o cantinho com a Yasmin e ela tem melhorado muito o comportamento.
    Nossa Mi quando ví a primeira foto pensei aqui comigo, acgo que ela deveria ter posto as plaquinhas um pouquinho mais baixo né, ao alcance do Kaleb, Mas não é que na segunda mostra que está ao alcance, meu Deus que menino grande, acho que a Min some perto dele!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijão em vocês!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk ele é altão mesmo Ale, como o pai!

    ResponderExcluir
  3. Como ja falei, eu uso o cantinho desde que o André aprendeu a andar, e ele sempre entendeu o pq ele estava ali. Aqui funciona bem, as vezes tem os seus fracassos, mas levo numa boa explicando sempre pra ele o pq de tudo. Hj em dia ele coloca até os bichinhos de pelúcia no "cantinho" para pensar, rsrsrs.... Bjus Mih!!!

    ResponderExcluir
  4. Mi,
    Obrigada por partilhar esse método aqui no blog, muitas mamães têm, interesse de praticá-lo, eu sou uma delas!
    Como as coisas estão bem o papai lá em casa, vou tentar o método tb, ele me apoiando, quem sabe neh?
    Concordo contigo, não podemos deixar pra lá não, desde cedo é que se aprende.

    bjão e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Mi,
    O cantinho ficou um capricho!
    Espero que dê super certo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, aqui o Isaac anda na fase das birras, e confesso que fico super nervosa com isso. Na Igreja so por Deus, tem vez que perco até o foco, e nem consigo assistir, mas dai deixo ele sem jogar... E diz que vai se comportar. Vou fazer este cantinho aqui em casa tb, se puder manda para mim as imagens. Vou colocar aqui tb. Tomará que de certo. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  7. Adorei o cantinho do Kaleb, eu até comecei há um tempo atrás mas o Vini ainda era muito pequeno e fiquei com dó.
    Agora já está com 2 anos pretendo retomar.
    Quero imprimir igual o do Kaleb.
    beijos

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/nova-parceria-bebe-mais.html

    ResponderExcluir

Adorooo receber comentários, respondo por aqui tá? Bjs